3 fatos curiosos sobre Ecologia

Para quem não sabe, o termo Ecologia foi instituído no ano de 1866 pelo zoólogo e biólogo alemão Ernst Haeckel. Veja outros fatos curiosos!

Com as questões relacionadas ao meio ambiente ganhando uma força muito grande nos últimos tempos, especialmente por conta do aumento da consciência das pessoas em relação à finitude dos recursos naturais do mundo. A Ecologia tem papel decisivo em tudo isto que está rolando mundo afora em relação ao meio ambiente. Portanto, nas próximas linhas nós vamos mostrar nada menos do que 3 fatos curiosos sobre Ecologia para complementar o seu conhecimento.

Surgimento do termo – Para quem não sabe, o termo Ecologia foi instituído no ano de 1866 pelo zoólogo e biólogo alemão Ernst Haeckel, que é considerado por muitos como sendo um dos principais discípulos de Charles Darwin, o criador da Teoria da Evolução das Espécies. O termo surgiu da junção de duas palavras gregas: oikos, que significa casa e logia, que significa ciência, portanto, dando origem à ciência da casa, que no caso, seria, nas palavras do próprio Haeckel, “a casa dos seres vivos”.

Popularidade do termo – Apesar de parecer algo tão popular e tão comum na mídia nos dias de hoje, com campanhas de instituições como o GreenPeace pipocando na televisão, na mídia impressa e nas mídias digitais, o fato é que a Ecologia ganhou popularidade muitos anos depois do surgimento do termo. Isto ocorreu mais precisamente em 1967, quando um desastre ecológico de grandes proporções levantou questionamentos sobre como os impactos da ação humana poderiam interferir no futuro do planeta.  Neste ano, o petroleiro Torrey Cânion sofreu um acidente na costa da França, deixando vazar boa parte de sua carga, derramando óleo no oceano e comprometendo a viabilidade da vida selvagem na região.  A questão ganhou tamanho vulto que campanhas foram feitas para conscientizar as pessoas sobre a importância da Ecologia e uma forte pressão sobre as autoridades do mundo acabou por estabelecer limites para a ação das empresas ao redor do mundo desde então.

A taxa ecológica Por conta da quantidade de emissão de poluentes na atmosfera que os aviões comerciais despejam todos os dias, foi criada uma taxa ecológica, que tem como intuito gerar arrecadação para questões relacionadas ao meio ambiente. Esta taxa ecológica para voos comerciais é determinada de acordo com a distância do percurso e de acordo com a altitude atingida pela aeronave, e estima-se que atualmente, ela seja capaz de arrecadar nada menos do que 2,55 milhões de reais por ano. Fonte: Iped

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *