O 6º Encontro das Águas foi realizado em Arujá, Estado de São Paulo

Realizado na Câmara Municipal de Arujá, no Estado de São Paulo, o 6º Encontro das Águas abordou três temas relevantes na atualidade: sustentabilidade, águas de chuva e impermeabilização. Respectivamente, os palestrantes titulares pelas palestras foram: Bruno Tacon e Mário B. Marcelino, ambos da empresa Frevo;  Engenheiro Dr. Plínio Thomaz, da Sabesp;, e, o arquiteto João Luiz R. de Paula, da empresa  Simpercom Impermeabilização.

As 8h30 teve inicio ao tradicional café da manhã. Em seguida a cerimonial Kelly fez a abertura oficial compondo a mesa diretora, e dando início às palestras conforme cronograma. Na etapa final após o pronunciamento de Cesar Augusto Alves de Lima, Presidente Nacional do Partido Universal da do Meio Ambiente – PUMA; e, de Alan Montoro, Presidente da Associação dos Consultores, Articuladores e Assessores Parlamentares do Estado de São Paulo – ACAAPESP, foi realizado a entrega dos certificados para os homenageados, com destaque para a diretoria do Grupo Ciasa .

“Fiquei  feliz pelo evento. Aqui foram apresentados tópicos relevantes sobre a sustentabilidade, entre eles um ponto que marcou foi o “terceiro princípio” que visa proteger os municípios que detém o fornecimento da água. Itanhaém, por exemplo, local onde resido, fornece água para vários municípios da Baixada Santista e não obtém vantagem alguma por isso, aliás, ao contrário, desde que teve início essa prática, em períodos de feriados e temporada, a cidade convive com períodos de falta de água por falta de reservatórios no local”, disse Cesar Lima.

Outros pontos também foram citados, como o aproveitamento das águas de chuva, águas de reuso, perigos de contaminação, entre outros. E, pra finalizar, um tópico comum abordado de forma simples, direta e bem explanada, que mostrou também as possibilidades e a importância da impermeabilização.

“O “Encontro das Águas” é um evento que já tornou-se tradicional e  vem crescendo a cada ano. Foi uma feliz iniciativa do Puma e Acaapesp, hoje vem sendo palco de discussões da sociedade para temas da atualidade. Nesse evento, tivemos parcerias com as instituições: Puma, Acaapesp, Frevo e  Simpercom, que focaram assuntos atuais, esclarecedores, inclusive com apresentação de projetos de natureza preventiva, corretiva, e ações que busca criar um ambiente sustentável e de qualidade para os ser humano”, complementou Alan Montoro.

Em poucas palavras O Presidente da Câmara Reynaldo Gregório Júnior (PTB) ao fazer uso da palavra lembrou sobre os efeitos da alta densidade demográfica nos dias atuais, e a necessidade de investimentos em infraestrutura, fatores que contrastam frente a necessidade de preservação ambiental, entre outros.  Em resumo, esse é um foco que realça a questão da prática sustentável contínua em todos os segmentos da sociedade. Após explanar seus pensamentos o nobre presidente, reafirmou o seu interesse em fomentar futuros eventos similares.

Ao térmico houve uma concentração e uma carreata com os participantes que seguiram para o Sítio da ACAAPESP onde foi servido o almoço. O espaço é um lugar bonito, com exuberante paisagem, que proporcionou momentos descontraídos e conversas com diversos temas, entre eles: gastronomia, lazer e negócios. Mais uma vez, a integração institucional e a participação voluntária do grupo foi fundamental para a realização do evento.

Uma opinião foi unânime: “Foi um grande evento, e que em 2020, o 7º Encontro das Águas, seja ainda melhor”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *